sábado, 30 de outubro de 2010

Um alerta oportuno

Devido à fragilidade do ser humano bem como da sua responsabilidade pelos seus atos diante de Deus, o próprio Senhor através de sua Palavra traz para todos diversos alertas a fim de que não sucumbam quando enfrentarem as tentações comuns a vida.

O primeiro grande alerta que encontramos na Bíblia foi o dado a Caim quando ele estava se revolvendo em seu ressentimento e em sua inveja pelo fato de ter sido preterido por Deus, que se agradou de seu irmão Abel e do sacrifício que ele ofereceu e não se agradou dele e nem de sua oferta. O Senhor o advertiu nestes termos: “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar” Gn 4.7. Infelizmente Caim não ouviu o alerta divino e assassinou friamente seu irmão, sendo esse o primeiro crime de morte perpetrado na história do homem.

No Novo Testamento encontramos diversos alertas de Deus principalmente para os crentes em Cristo, dentre eles o alerta feito pelo Salvador quando disse o seguinte: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” Mt 26.41. Nesse alerta o Senhor alertou sobre a necessidade da vigilância constante para não sermos vencidos pela tentação, e também sobre a necessidade de estarmos sempre orando a Deus a fim de que não sejamos vencidos pelo inimigo de nossas almas.

Ainda no Novo Testamento encontramos outro alerta, sendo esse para que não fraquejemos na fé. “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia” 1 Co 10.12. Se o leitor observar o contexto desse versículo verá que Paulo está alertando a Igreja para que os crentes em Cristo não caiam nos erros que caíram os israelitas no passado, dentre eles o pecado da incredulidade.

Amados, segundo a Bíblia, o pecado é sempre considerado uma queda na vida do crente. Tratando-se de pecado é bom desmistificar a questão pensando que pecado é somente matar, roubar ou adulterar. Um dos documentos da fé reformada nos diz que “pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus ou a transgressão dessa lei”. No livro de Cantares nos é dito que devemos ter cuidado com as raposinhas, pois são elas que destroem a vinha. “Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor” Ct 2.15. Essas raposinhas são aqueles pecados que achamos que não é pecado como, por exemplo, a negligência ao trabalho do Senhor, ou ainda a avareza que é materializada na não contribuição com os dízimos e as ofertas para a manutenção da obra do Senhor. Mas há ainda outra raposinha que destrói a vinha do Senhor que é a falta da plenitude do Espírito Santo que é um pecado comum no meio do povo de Deus. O texto que fala sobre o assunto (Ef 5.18) é um imperativo divino “enchei-os do Espírito”, e não ser cheio continuamente do Espírito Santo constitui-se pecado diante de Deus. Que dizer de crentes que vivem murmurando e falando mal de tudo e de todos? Esses irmãos são alertados a se humilharem diante de Deus e aprenderem a calar a boca no que se refere às murmurações e a abrirem em oração por eles, pelas suas famílias e pela Igreja a que pertence. Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...