segunda-feira, 26 de março de 2012

As Virtudes do Salvador


        Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa Larousse, a palavra virtude significa entre outras coisas “disposição constante de praticar o bem e evitar o mal”.
       Olhando para o ministério do Senhor Jesus Cristo podemos constatar que Ele era uma pessoa altamente virtuosa, pois viveu fazendo o bem e curando os oprimidos do diabo. Na sua ministração a Cornélio, o apóstolo Pedro resumiu o ministério público de Jesus nestas palavras: “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” At 10.38.
         Pedro, em sua primeira epístola, enfatiza os qualificativos da Igreja do Senhor, dizendo que ela é a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, e o povo de propriedade exclusiva de Deus. O apóstolo do Senhor citado, em seguida, mostra a essência do ministério da Igreja que é anunciar as virtudes do Senhor Jesus Cristo, daquele que libertou a Igreja das trevas e a transportou para o Reino da luz. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” 1 Pe 2.9.
         De forma resumida podemos identificar em Jesus as seguintes virtudes: 
1) Virtude salvadora - Somente Jesus pode salvar o pecador da perdição eterna que é a consequência natural do pecado. Ele pagou o preço da nossa eterna redenção com o derramar do seu precioso sangue. “em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;” Cl 1.14. “... mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção” Hb 9.12.  
2) Virtude protetora – A Bíblia revela que os crentes em Cristo foram salvos da perdição eterna pelos méritos de Cristo. Ela nos diz também que o crente foi adotado por Deus como seu filho. “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus” Jo 1.12,13.  Quando a pessoa se torna filho de Deus, começa aí a ação protetora do Senhor para com aqueles que lhe pertencem. “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem” Hb 13.5,6. 
 3) Virtude provedora -  Deus, através de Cristo, é o provedor do seu povo. Ele é o provedor das coisas espirituais e também das materiais. “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”. Ef 1.3. “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” Mt 6.31-33.
        O Senhor Jesus, como foi visto acima, é o nosso Salvador, nosso Protetor e também nosso Provedor. Assim sendo, devemos ser eternamente gratos a Ele por tudo o que fez, está fazendo e vai fazer por nós. Consagremos a nossa vida a esse grande Senhor e O sirvamos de todo o nosso coração, procurando em tudo fazer a sua vontade, pois essa vontade é boa, perfeita e agradável conforme Paulo revela em Rm 12.2. Assim fazendo, iremos, com certeza agradar ao nosso Senhor.
Pr. Eudes Lopes Cavalcanti  

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...