segunda-feira, 29 de junho de 2015

Uma panorâmica sobre Miquéias

O profeta Miquéias exerceu o seu ministério nos reinados de Jotão, Acaz e Ezequias sendo, portanto, contemporâneo do profeta Isaías. Enquanto ele ministrava no interior da Judéia, Isaías ministrava em Jerusalém, a capital do reino do Sul. Apesar de viver em Judá a profecia de Miquéias enfocou também o reino do Norte (Israel), pois ambos os reinos estavam praticando pecados similares, que eram: idolatria, violência, injustiça social e a religião formal. Miquéias informa que fora capacitado por Deus para o seu ministério profético nos dois reinos: “Mas, decerto, eu sou cheio da força do Espírito do Senhor e cheio de juízo e de ânimo, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado” Mq 3.8. Olhando de forma panorâmica o livro, descobrimos que o mesmo divide-se em três partes: 1) a primeira parte envolve os capítulos 1 a 3 e o enfoque é a recriminação a Samaria, capital do reino de Israel e a Jerusalém, capital do reino de Judá pelos pecados citados acima; 2) na segunda parte, que engloba os capítulos 4 e 5, o enfoque é feito na advertência do juízo de Deus se esses dois reinos, o povo de Deus da época, persistissem nos seus pecados; 3) a terceira parte envolve os capítulos 6 e 7, e enfatiza a acusação divina como se fosse feita num tribunal, e o consequente arrependimento e confissão de Israel e a promessa de restauração futura. Miquéias escreveu o seu livro visando advertir o povo de Deus de que o Senhor não toleraria o pecado cometido por eles, e que isso levaria inevitavelmente a destruição dos dois reinos, o que de fato aconteceu em 722 a.C. (reino do Norte) pelos assírios e em 586 a.C. (reino do Sul) pelos caldeus. Ele escreveu ainda para revelar que o Messias prometido nasceria em Belém de Judá, terra natal do rei Davi. “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” Mq 5.2. Sobre a profecia messiânica do nascimento do Messias, o seu cumprimento histórico foi nos dias do rei Herodes, conforme relato de Mateus (2.1-6). Miquéias ainda falou sobre o reino futuro do Messias, que seria um reino de paz e justiça. O profeta Miquéias enfatizou em sua profecia qual a expectativa de Deus em relação aos israelitas: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?” Mq 6.8. O profeta em apreço também menciona a futura inserção dos gentios (os não judeus) no programa redentor de Deus, o que começou de forma ostensiva no dia de Pentecostes, conforme relato de Atos 2. “E irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e nós andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém. E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do Senhor dos Exércitos o disse. Porque todos os povos andarão, cada um em nome do seu deus; mas nós andaremos no nome do Senhor, nosso Deus, eternamente e para sempre” Mq 4.2-5. No capitulo 7 do seu livro, Miquéias falou sobre o estado deplorável do povo de Deus na época entregue aos ditames de sua natureza pecaminosa, texto esse usado por Paulo na carta aos Romanos para falar sobre a universalidade do pecado (Mq 7.2-4; Rm 3.10-18). Na última parte do seu ministério profético Miquéias ajudou ao rei Ezequias na obra de reforma religiosa que aquele rei empreendeu, sendo ele um dos homens de Ezequias que compilou um grupo de provérbios (Pv 25.1). Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

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