sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Uma panorâmica sobre 1ª Tessalonicenses

A cidade de Tessalônica era uma das maiores da Macedônia e na época em que Paulo escreveu essa carta era uma das principais províncias romanas, inclusive, com um porto que servia para os interesses daquela potencia mundial. Os estudiosos bíblicos estimam que Tessalônica, na época, tinha uma população de aproximadamente 200.000 habitantes. O trabalho evangélico em Tessalônica começou na segunda viagem missionária de Paulo. Paulo passou pouco tempo naquela cidade, devido à perseguição movida pelos judeus que habitam ali. “Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos dentre os vadios, e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e, assaltando a casa de Jasom, procuravam tirá-los para junto do povo. Porém, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui, os quais Jasom recolheu. Todos estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus. E alvoroçaram a multidão e os principais da cidade, que ouviram estas coisas. Tendo, porém, recebido satisfação de Jasom e dos demais, os soltaram”. At 17.5-9. O resultado do trabalho de Paulo e Silas é relatado assim em Atos 17.4: “E alguns deles creram e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de gregos religiosos e não poucas mulheres distintas”. Como Paulo passara pouco tempo naquela cidade, não deu tempo de doutriná-la adequadamente, por isso escreveu essa carta visando confortar a Igreja e ao mesmo tempo instrui-la acerca de um ponto teológico muito importante que é a questão da segunda vinda de Cristo da ressurreição dos mortos e do arrebatamento da Igreja, bem como a necessidade do cristão andar em santidade de vida. Timóteo foi o obreiro enviado por Paulo à Tessalônica para levar a carta e ao mesmo tempo para ministrar naquela Igreja. A 1ª carta aos Tessalonicenses é um dos primeiros escritos do Novo Testamento e foi escrita aproximadamente em 51 d.C. Essa carta tem as seguintes características especiais: 1) Ela foi um dos primeiros livros escritos do Novo Testamento; 2) Contém textos chaves do Novo Testamento sobre a ressurreição dos santos falecidos por ocasião do arrebatamento da Igreja (4.13-18), e a respeito do Dia do Senhor (5.1-11); 3) A segunda vinda do Senhor é referenciada em todos os cinco capítulos dessa carta, dando uma relevância especial a esse assunto; 4) Oferece uma visão única do estado de uma igreja zelosa, mas ainda neófita na fé bem como uma visão das características do ministério apostólico de Paulo. Merece destaque nessa carta a ênfase dada por Paulo a algumas questões da vida prática de uma comunidade evangélica tais como: a pureza sexual (4.1-8), o amor fraternal (4.9,10), o trabalho honesto (4.11,12), A vinda de Cristo (4.13-5.11), a estima que deve ser dada aos dirigentes da Igreja (5.12,13), a vida cristã (5.14-18), e o discernimento espiritual que a Igreja deve ter (5.19-22). O grande assunto tratado por Paulo nessa carta é aquele relacionado à segunda vinda do Senhor e o seu desdobramento. Paulo revela que Jesus virá a segunda vez ele mesmo (o mesmo Senhor) e essa vinda será uma vinda gloriosa, ostensiva (com alarido, com a voz do arcanjo, com a trombeta de Deus -a sétima trombeta do Apocalipse). Paulo diz ainda que três coisas acontecerão, pela ordem, num abrir e fechar de olhos: 1) A ressurreição dos crentes falecidos (os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro); 2) A transformação dos crentes vivos (subtendido), (os que estiverem vivos). Essa questão é esclarecida por Paulo na primeira carta aos Coríntios 15.52; 3) o arrebatamento da Igreja (seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares). Paulo termina esse assunto dizendo que essa promessa deve ser um consolo para a Igreja no meio das tribulações que enfrentavam. Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

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