quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Uma panorâmica sobre 1ª João

João, apóstolo, escreveu cinco livros que fazem parte do Cânon do Novo Testamento: Evangelho de João, 1ª, 2ª e 3ª João e Apocalipse. Dentre os apóstolos ele, juntamente com Pedro, e seu irmão Tiago, gozaram de privilégios especiais junto ao Senhor Jesus Cristo como, por exemplo, presenciaram a transfiguração do Senhor, a ressurreição da filha de Jairo e a agonia do Salvador no Getsêmani. Os escritos de João foram os últimos escritos do Novo Testamento sendo a 1ª carta escrita entre os anos 85 a 95 d.C. A primeira epístola escrita por João, a exemplo das epístolas 2ª Pedro e Judas, teve como objetivo expor e combater os falsos ensinamentos que eram ministrados por falsos mestres que tinham convividos com as igrejas, mas que não estavam mais nelas; bem como exortar aos seus filhos na fé a manterem uma vida de santidade e de comunhão com Deus. O tema dessa carta gira em torno de dois conceitos: Verdade e Justiça. Nessa carta não são identificados os seus destinatários, nem também a sua autoria, mas é consenso dos estudiosos que foi escrita por João e que os destinatários estavam espalhados na Ásia Menor que na época estavam sob a supervisão apostólica de João. Essa carta tem as seguintes características especiais: 1) A carta define a vida cristã contrastando termos tais como luz e trevas, verdade e mentira, justiça e pecado, amor e ódio, amar a Deus e amar o mundo, filhos de Deus e filhos do diabo, etc; 2) É o único escrito do Novo Testamento que apresenta Jesus como advogado do crente junto ao Pai celestial; 3) Nessa carta não há citações do Antigo Testamento, baseando-se apenas no ensino do Senhor e dos seus apóstolos; 4) Quanto à Cristologia, a carta enfoca o combate da heresia gnóstica que negava a encarnação do Verbo divino e sua morte na cruz, sem tratar de sua ressurreição; 5) O estilo literário empregado por João é simples e reiterativo na medida que desenvolve certos termos importantes para o viver cristão tais como luz, verdade, crer, permanecer, conhecer, amor, justiça, testemunho, nascido de Deus e vida eterna. Quanto ao combate a heresia mais perigosa da época - o gnosticismo percebe-se, pela carta, que os gnósticos não acreditavam na humanidade de Cristo e entendiam que a salvação era produto de um conhecimento profundo acerca da divindade, desprezando assim a obra redentora realizada por Cristo na cruz do Calvário. No esboço de 1ª João, encontramos: 1) Uma introdução (1.1-4); 2) Ênfase na Comunhão com Deus (1.5-2.2). Nessa ênfase encontramos princípios da comunhão com Deus bem como a manifestação dessa comunhão; 3) Destaque para os filhos de Deus (2.29-3.18). Nesse destaque encontramos as características dos filhos de Deus e a confiança que eles têm da parte de Deus; 4) Ênfase no amor divino (4.7-5.3). Nessa ênfase encontramos a origem divina do amor, como compreender esse amor, a perfeição do amor e a obediência a esse amor; 5) As promessas de Deus (5.4-20) englobando a vitória sobre o mundo, a integridade do Evangelho, a vida eterna no Filho de Deus, a resposta à oração, e três grandes verdades (somos filhos de Deus; Jesus é o Filho de Deus; a vida eterna é uma dádiva de Cristo aos crentes); 6) A conclusão (5.21). Na conclusão João ordena aos crentes com a autoridade apostólica que lhe era peculiar a se guardarem dos ídolos. Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

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