sábado, 31 de maio de 2008

Vivendo na Plenitude do Espírito

Segundo o plano eterno de Deus, aprouve a Ele, de acordo com a Sua soberana vontade, conceder aos que crêem no Evangelho o Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade. “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios d`águas vivas correrão do seu ventre. E isto, disse ele, do Espírito que haviam de receber os que nele cressem;...” Jo 7.38,39. “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. Ef 1.13. Esse dom precioso do Espírito é uma realidade na vida da pessoa salva em Jesus e é a sua marca distintiva, pois a Bíblia diz que se alguém não tem o Espírito de Cristo esse tal não é dele (Rm 8.9).
Agora, amados, uma coisa é ter o Espírito Santo habitando dentro de nós e outra coisa é ser cheio do Espírito, e ainda outra coisa é viver sempre na plenitude desse Espírito.
A maior necessidade que temos como Igreja não é tanto de recursos financeiros, nem de bons planejamentos, nem de boas instalações, nem de boa localização estratégica do santuário e sim de vivermos uma vida na plenitude do Espírito Santo. A igreja primitiva gozava dessa bênção. No livro de Atos encontramos diversos textos que mostram que os líderes e os crentes em geral viviam cheios do Espírito Santo (At 2.4; 4.8,31; 6.5,8; 13.52; ...). Vale salientar que em At 13.52, o texto nos diz que os discípulos estavam transbordando de alegria e do Espírito Santo.
Amados, precisamos urgentemente dessa plenitude em nossas vidas. É preciso que entendamos que só podemos fazer a obra de Deus satisfatoriamente se estivermos cheios do Espírito Santo. “Sem mim nada podeis fazer”.
Mas perguntaria alguém: como posso ser cheio do Espírito Santo? No nosso entendimento, já que todos os crentes têm o Espírito Santo, essa plenitude ou esse enchimento está diretamente ligado à intensidade de nossa vida devocional, ou seja, a nossa vida de comunhão com Deus. Se nós, amados, confessarmos as nossas falhas ao Senhor e o buscarmos de todo o nosso coração através da Palavra de Deus e da oração certamente essa plenitude nos alcançará e viveremos uma vida cristã que realmente agrade a Deus.
“Enchei-vos do Espírito”. Ef 5.18

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...