sábado, 8 de agosto de 2009

O que o Espírito disse as Igrejas

Nas sete cartas do livro de Apocalipse (capítulos 2 e 3), encontramos uma frase que é comum a elas: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas”. O que é que há nessas cartas escritas para aquelas Igrejas da Ásia Menor que era tão relevante a ponto dessa solene advertência ser repetida sete vezes?Olhando para o conjunto das cartas, podemos observar alguns temas enfocados na apresentação de Jesus as Igrejas, na análise que ele fez da vida interna de cada uma delas, da exortação que fez as mesmas e da promessa aos vencedores. Essas ênfases eram muito relevantes e precisavam de uma atenção especial por parte daquelas Igrejas, senão vejamos: 1) O Espírito disse que Jesus Cristo era Deus (“Isto diz aquele que é o primeiro e o último”; “Isto diz aquele que é o Filho de Deus”), Redentor (“Isto diz aquele que foi morto e reviveu”), e Senhor, Soberano (“Isto diz aquele que tem a chave de Davi e que abre e ninguém fecha, e fecha e ninguém abre”); 2) O Espírito ainda disse que a devoção a Cristo é prioridade na vida do cristão e negligenciá-la é pecado, e que precisa de arrependimento. “Tenho, porém contra ti que deixastes o teu primeiro amor”; 3) O Espírito disse que o Senhor Jesus anda no meio da Sua Igreja, e que está com ela sempre. “Isto diz aquele... que anda no meio dos sete castiçais de ouro”; 4) O Espírito disse que o Senhor, cabeça da Igreja, a conhece profundamente, inclusive as suas virtudes e as suas fraquezas. “Eu sei as tuas obras“; 5) O Espírito disse que a Igreja é santa por vocação e que precisa viver na prática aquilo que ela é posicionalmente em Cristo. “Mas em Sardes também tens algumas pessoas que não contaminaram suas vestes; elas andarão comigo, vestidas de branco, pois são dignas”; 6) O Espírito disse que os crentes quando errarem devem se arrepender de seus pecados para voltar a gozar de comunhão com Deus. “Lembra-te, pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;...”; 7) O Espírito disse que Deus recompensará aos seus servos que fielmente O servem de todo o coração. “Ao que vencer... dar-lhe-ei...”.Amados irmãos considerando que essas Igrejas do Apocalipse são também Igrejas representativas das Igrejas de todas as épocas inclusive do tempo em que estamos vivendo, devemos entender que essa mensagem é também relevante para nós que fazemos a III IEC/JPA.Consideramos ainda que o Espírito fora dado a Igreja do Senhor Jesus para está com ela enquanto ela existir neste mundo, é de suma importância que estejamos atentos ao falar do Espírito em nosso meio. Deus é um Deus vivo e verdadeiro e Ele habita no meio da sua Igreja, vitalizando-a, renovando-a, impulsionando-a a realizar o seu propósito através do ministério das Igrejas locais. Então faz-se necessário que sejamos sensíveis a voz do Espírito de Deus que habita no interior do crente e também no meio da comunidade eclesial. “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas”
(esboço da mensagem pregada pelo Pastor Eudes Cavalcanti no aniversário da Igreja)

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...