segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O BATISMO CERIMONIAL

A Bíblia fala na doutrina de batismos (Hb 6.2), e, ao examiná-la encontramos informações sobre o batismo de arrependimento, ministrado por João Batista como preparação do povo de Israel para a recepção do Messias (Mt 3.1-12; Mc 1.18; Lc 3.1-20; Jo 1.6-8, 15-37); sobre o batismo da regeneração que é o derramar do Espírito Santo sobre a pessoa no ato de sua conversão (Tt 3.5,6); sobre o batismo com ou no Espírito Santo que é a inserção do crente no corpo místico de Cristo, que é a igreja (1 Co 12.13); sobre o batismo de sofrimento que é a identificação do cristão com os sofrimentos de Cristo pelo seu corpo que é a Igreja (Lc 12.50; Mc 10.38,39; At 12.1,2); sobre o batismo em nome dos mortos que era um costume localizado na igreja de Corinto de difícil explicação (1 Co 15.29), e sobre o batismo cerimonial para os novos conversos ao Cristianismo (Mt 28.18-20; At 2.41; 8.12; 9.18; 10.48; 16.15,33;...).
Neste artigo iremos nos ater apenas ao batismo cerimonial.
1) Significado do Batismo Cerimonial
O batismo pode ser definido como um rito de iniciação do crente a fé cristã através da Igreja. É ainda o batismo, como disse alguém, uma manifestação externa de uma graça interna, ou ainda, um testemunho público da fé cristã, através do qual o crente mostra ao mundo que aceitou a Jesus como Salvador e que tomou a firme decisão de viver para Ele, servi-Lo e adorá-Lo, isto pela Igreja, para todo o sempre.
2) O simbolismo do batismo
O batismo cerimonial significa para os imersionistas a identificação do converso com a morte, o sepultamento e a ressurreição do Senhor Jesus e para os aspersionistas a lavagem purificadora do sangue de Cristo aplicada na pessoa no ato de sua conversão. Significa ainda para os aspersionistas o derramar do Espírito Santo sobre o crente no ato de sua conversão.
Tratando do batismo é conveniente enfocar que existe uma controvérsia no meio evangélico quanto à maneira de administrar essa cerimônia. Basicamente, a polêmica gira em torno da imersão e da aspersão. Os grupos que defendem essas posições se arvoram de serem originais e estarem praticando aquilo que foi praticado no início do Cristianismo. Para os irmãos imersionistas a palavra batismo simboliza morte, sepultamento e ressurreição (Rm 6.4; Cl 2.12). Para os aspersionistas o batismo simboliza a lavagem purificadora efetuada pelo sangue de Jesus no ato da conversão ou ainda o derramar do Espírito Santo sobre o salvo no ato da sua conversão (Tt 3.5,6).
Os imersionistas usam como um dos argumentos para justificarem a sua maneira de administrar o batismo a teoria JJJ, ou seja, Jordão, Jerusalém, João. Vejamos o que diz Ebenézer Soares, renomado teólogo batista brasileiro, sobre o assunto: “Os batistas não são intransigentes, mas são coerentes com o que a Bíblia ensina. Muitos são os exemplos escriturísticos sobre a imersão. Eles não deixam margem a outras interpretações: Jesus foi batizado em água (Mt 3.16) o eunuco foi batizado em água (At .38). João apelidado o Mergulhador (o Batista), dizia: (...) vim batizando em água (Jo 1.31). A Bíblia diz que ele batizava também em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ia e era batizado (João 3.23). Além dos exemplos citados, temos ainda o argumento do simbolismo. O batismo simboliza morte e ressurreição (Rm 6.4)”.
Os aspersionistas dizem, como já vimos, que o batismo simboliza a purificação do sangue de Jesus proporcionada pelo derramamento do Espírito Santo sobre a pessoa no ato de sua conversão e justificam dizendo que na religião judaica, de onde o Cristianismo se originou, todos os rituais de purificação eram realizados por aspersão e não por imersão. “porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissôpo e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado. E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue;...” (Hb 9.19-22). Além disso, argumentam os aspersionistas que os batismos realizados pela igreja primitiva registrados nas Sagradas Escrituras o foram por aspersão: Paulo foi batizado em pé (At 9.18; 22.16). Os gentios que estavam na casa de Cornélio e que, após a pregação de Pedro, foram batizados de imediato, foram por aspersão, considerando a improbabilidade de haver já um tanque preparado para tal ocasião (At 10.47,48). O carcereiro de Filipos foi batizado juntamente com os seus, logo após a conversão, em sua casa, onde era também muito improvável que tivesse ali um tanque para imergir aqueles batizandos, e assim por diante.
Mas deixemos a discussão teológica sobre a forma de batizar e vejamos outras coisas sobre o batismo:
3) A Obrigatoriedade do Batismo - O batismo cerimonial é obrigatório porque é uma ordenança de nosso Senhor Jesus Cristo para a sua igreja (Mt 28.19).
4) A Fórmula Usada na Administração do Batismo -O Senhor Jesus ensinou que o batismo fosse administrado em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ou seja em nome da Santíssima Trindade (Mt 28.19).
5) O Ingrediente Usado na Realização do Batismo - Na realização do batismo deve ser usada água para a cerimônia. “... eis aqui água; que impede que eu seja batizado?” (At 8.36; 10.47)
6) As Limitações do Batismo - O batismo não salva nem tão pouco ajuda na salvação de ninguém nem também faz o crente mais consagrado ou mais abençoado (Lc 24.42,43)
7) A competência para a Realização do Batismo - Só quem pode administrar o batismo é um ministro do Evangelho devidamente credenciado pela sua Denominação. Lembremo-nos de que o Senhor Jesus determinou que os seus apóstolos batizassem. Os apóstolos, por sua vez, impuseram as suas mãos em outros obreiros autorizando-os assim a realizarem esse ato ministerial. De maneira que é a imposição de mãos que dá autorização para o obreiro administrar o batismo.
8) Quando se Deve Administrar o Batismo - O batismo deve ser administrado após uma pública declaração de fé por parte do batizando. Filipe, o evangelista só batizou o eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, quando o mesmo fez a sua confissão de fé de que cria em Jesus Cristo. “... que impede que seja batizado? É lícito, se tu crês de todo o teu coração. E respondendo ele, disse: creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Então mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.” (At 8.36-38). Consideremos o caso dos irmãos presbiterianos que batizam crianças. Nesse caso os responsáveis pelas crianças são quem fazem a declaração de fé por elas, conforme reza o Manual Presbiteriano.
Há de se considerar ainda que os batismos realizados no início da história da Igreja o foram de imediato, após a conversão, devido às circunstâncias adversas enfrentadas na época, tais como perseguição ao Evangelho, rápida expansão do cristianismo, ministério itinerantes dos obreiros, etc.
Hoje, o bom senso e a prudência mandam que não batizemos de imediato o converso e sim que o preparemos para isso, mediante uma série de estudos apropriados, bem como o examinemos acerca da autenticidade de sua fé, e assim o admitamos ao batismo.

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...