quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ESBOÇO DE ANTROPOLOGIA

A DOUTRINA DO HOMEM

1) Etimologia
Anthropos = homem; logos (logia) = estudo, tratado
2) Conceito
Antropologia é a parte da Teologia Sistemática que estuda o homem do ponto de vista teológico.
3) A Criação do Homem
a) Planejada por Deus – Gn 1.26
b) Executada por Deus – 1 Gn 1.27; 2.7,18,21-23
c) Conforme um tipo divino – Gn 1.26,27
d) Distinção sexual (macho e fêmea) – Gn 1.27; 2.18,20-25
4) O propósito da criação do homem
a) Propósito principal – A glória de Deus – Is 43.7; Ef 1.11,12; 1 Co 10.31;...
b) Propósitos derivados
- Procriar – Gn 1.28-30; 9.1;...
- Habitar e povoar a terra – Gn 1.28
- Sujeitar a criação – Gn 1.28-30; Sl 8.4-8
- Gozar a Deus – Sl 16.11; 27.4; 73.25,26; Jo 10.10;...
5) A Natureza Constitucional do homem
a) parte material (corpo físico) – Gn 2.7; Ec 12.7;Tg 2.26;...
b) parte espiritual (alma/espírito) – Gn 2.7; Ec 12.7; Tg 2.26;...
6) As teorias acerca da natureza constitucional do homem
a) Monismo – O ser humano é uma unidade radical, não se pode dividi-lo. Ele é visto pelo monismo como uma pessoa integral. Os termos corpo e alma são intercambiáveis. Não existe sobrevivência desencarnada após a morte – Gn 2.7; 46.15-27; At 7.14.
b) Dicotomia – O ser humano é composto de duas partes, sendo uma material, o corpo, e a outra espiritual, a alma que é chamada também de espírito - Gn 35.18; 1 Rs 17.21; Mt 10.28; 16.26; Lc 1.46,47; 23.46; At 7.59; 1 Co 5.3,5; 6.20. Para a Dicotomia os termos alma e espírito são termos intercambiáveis, eles estão se referindo ao mesmo elemento.
c) Tricotomia – O ser humano é composto de três partes: o corpo, a alma e o espírito. Lc 1.46,47; 1 Ts 5.23; Hb 4.12. Na tricotomia o corpo é a natureza física algo que possuímos como os animais, sendo que a diferença é de grau já que o corpo humano tem uma estrutura mais complexa. A alma é o elemento psicológico, a base da razão, das emoções, das relações sociais. O Espírito é o elemento que permite ao homem perceber questões espirituais e reagir a elas.
7) As teorias acerca da origem e transmissão da alma
a) Criacionismo – Todas as almas são criadas por Deus imediatamente no ato da concepção. O problema dessa teoria é que se as almas procedem diretamente de Deus por um ato criador elas são puras e a contaminação delas se daria em contato com a matéria.
b) Traducianismo – As almas são propagadas através dos pais quando da concepção de um novo indivíduo, trazendo a pessoa quando nasce características biológicas e psicológicas deles. Essa linha de pensamento explica melhor a questão da pecaminosidade do homem, que se propaga de pai para filhos.
8) A Imago Dei (A imagem de Deus no homem)
a) Identificada no Antigo Testamento – Gn 1.26,27; 5.1,2; 9.6;...
b) Confirmada no Novo Testamento – At 17.28; Rm 8.29; 1 Co 11.7; 2 Co 3.18; Ef 4.23,24; Cl 3.10; Tg 3.9.
c) As Concepções da Imago Dei
- Concepção substantiva – Algo inerente ou intrinsecamente presente na natureza humana – a razão é o que diferencia o ser humano do restante da criação; certas características físicas ou psicológicas e espirituais.
- Concepção relacional – a capacidade do homem se relacionar com Deus e com os outros homens. Ela se manifesta quando há relacionamentos quer positivo quer negativo. Ela é dinâmica não estática.
- Concepção funcional – o exercício do domínio sobre a criação. A idéia de ter domínio destaca-se como o aspecto central. Gn 1.26-28; Sl 8.5,6.
d) As Dimensões da Imago Dei
- Dimensão Racional – O ser humano recebeu a responsabilidade de exercer domínio sobre a terra – Gn 1.26-28; Sl 8.4-9; Adão foi instruído a cuidar do Jardim do Édem – Gn 2.8,15; Adão deu nome aos animais – Gn 2.19,20; Adão reconheceu a mulher que lhe fora dada como uma ajudadora idônea – Gn 2.22-24.
- Dimensão Espiritual – O casal Adão e Eva tinha comunhão com Deus – Gn 3.8; Adão e Eva temeram a Deus quando pecaram – Gn 3.10.
- Dimensão Moral – O Criador deu ao casal uma ordem de natureza moral – Gn 2.17; Adão e Eva possuíam um sentido de retidão moral – Gn 2.25; Adão e Eva reconheceram-se culpados logo após a sua transgressão – 3.7
- Dimensão Social – Adão e Eva se relacionavam entre si – Gn 2.18,23; 3.6-8; 4.1
e) Lições extraídas dos textos bíblicos sobre a Imago Dei
- A Imago Dei é universal em toda a raça humana.
- A Imago Dei não se perdeu por ocasião da queda do homem.
- Não a indicação de que a Imago Dei esteja presente em grau maior em uma criatura do que em outra.
- A imago Dei não depende de nenhuma variável para está presente no indivíduo.
- A Imago Dei é reconstituída plenamente no homem pela obra redentora de Cristo (fase progressiva neste mundo e plenamente quando da ressurreição em glória dos remidos, por ocasião da segunda vinda do Senhor)
f) As implicações teológicas da Imago Dei
- Todos pertencem a Deus – Mc 12.13-17; At 17.28,29
- A Imago Dei é universal. Tanto o homem como a mulher a traz consigo Gn 1.27
- O ser humano é valiosíssimo aos olhos de Deus – Gn 9.6; Jo 3.16
- Devemos nos deixar moldar segundo o modelo de Cristo, que é a imagem plena de Deus – Ef 5.1; Hb 4.15



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