sábado, 29 de janeiro de 2011

A bênção de estar juntos

A Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo é um corpo. Os crentes são os membros desse corpo. Uma Igreja local é uma instituição divina, onde uma parcela do corpo místico de Cristo tem a sua expressão, conforme nos revelam as Sagradas Escrituras. Um dos grandes temas da Eclesiologia é a unidade da Igreja, tema esse enfatizado pelo Senhor Jesus na sua oração sacerdotal (Jo 17).
O propósito de Deus para a vida de um membro do corpo é que ele viva unido com os outros membros, edificando-se espiritualmente, encorajando-se uns aos outros para viver a vida cristã de uma forma que agrade a Deus. No salmo 133 encontramos o desejo de Deus expresso para a vida daquele que professa a fé em Jesus. “Oh! quão bom e quão suave que os irmãos vivam em união”. Essa união de que fala o texto é a união de ideais, de propósitos, de pensamentos.
Na experiência da Igreja primitiva a comunhão, além da idéia de ter o mesmo propósito, de estar juntos, próximo uns dos outros num mesmo ambiente, quer fosse numa casa quer fosse num salão ou mesmo ao lar livre, ou ainda no santuário de Jerusalém (alpendre de Salomão), tinha também o propósito dos irmãos expressarem a sua gratidão a Deus através do culto e se edificarem espiritualmente crescendo na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, isso sem discriminação, sem subterfúgio, sem magoas, sem ressentimento, sem maldade, sem má querência.
Há diversos textos bíblicos que nos mostram essa alegria que os irmãos antigos sentiam ao estarem juntos num mesmo ambiente físico servindo a Deus, senão vejamos: “E, entrando, subiram ao cenáculo,... Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos” At 1.13,14. “Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar” At 2.1. “Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum” At 2.44. “E, considerando ele nisso, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam” At 12.12.
Essa verdade é tão forte que o salmista sentia alegria no coração quando chegava o momento de estar junto com os fiéis na casa do Senhor. “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor!” Sl 122.1. Noutro salmo nos é dito que o salmista preferia estar na porta da casa do seu Deus do que habitar nas tendas da impiedade. “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade” Sl 84.10. (será que as tendas da impiedade não seria aquela situação em que se trocam os cultos da Igreja por um programa de televisão? Uma novela, Fantástico, por exemplo).
Se um crente não tem prazer de estar junto com os seus irmãos em Cristo na casa do Senhor, pode está acontecendo uma de duas coisas: a) talvez a pessoa ainda não seja convertida a Cristo de fato; b) ou, se for um crente verdadeiro, a sua vida espiritual está em baixa, pois ele estar desobedecendo a Deus, que quer que os Seus filhos estejam juntos, principalmente nos cultos.
Querido irmão já é hora de despertar do sono e frequentar assiduamente as reuniões da Igreja da qual você faz parte, pois, Deus alcançou você com a sua graça salvadora para isso. Você que não valoriza as reuniões da sua Igreja está perdendo as bênçãos dos Céus, pois, todas as vezes que o povo de Deus se reúne, o Senhor se faz presente e ordena uma benção para eles. “porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre” Sl 133.3. “não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia" Hb 10.25

Pr. Eudes L. Cavalcanti

Um comentário:

Derland disse...

Adorei seu blog, os textos são otimos, depois da uma olhada no meu blog tambem, ele tem otimos textos você vai gostar eu garanto. O link ta ai embaixo:
http://derlandreflexivo.blogspot.com/

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...