quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Uma panorâmica sobre Neemias

Os livros de Esdras e Neemias tratam de uma obra de reconstrução realizada no meio do povo de Deus. Zorobabel reconstruiu o templo, Esdras restaurou o culto, e Neemias reconstruiu a cidade de Jerusalém, representada pela reconstrução de seus muros. O livro de Neemias começa falando que o personagem Neemias era copeiro do rei persa Artaxerxes, e trabalhava em Susã, capital daquele reino. Através de seu irmão Hanani, Neemias tomou conhecimento do deplorável estado em que se encontravam os judeus e a cidade de Jerusalém. “Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo” Ne 1.3. Essas informações deixaram Neemias transtornado, levando-o a buscar a presença de Deus e em seguida pedir ao rei que o enviasse para Jerusalém a fim de reconstruir a cidade de seus pais. Segundo a boa mão do Senhor sobre ele, o rei atendeu a solicitação de Neemias e ele vai para Jerusalém a fim de reconstruí-la. Ao chegar lá, Neemias faz uma averiguação in loco e constata a dimensão da obra. Segundo a bondade de Deus, ao conversar com os líderes judeus, consegue a sua adesão ao projeto que Deus colocara em seu coração e a obra é iniciada. Logo que a obra é iniciada três indivíduos se levantaram para dificultar o trabalho de reconstrução: Sambalate, o horonita, Tobias, o amonita, e Gesem, o arábio. Apesar dessa oposição, inclusive com ameaças de fazer parar a obra à força, o trabalho de reconstrução é concluído em um tempo recorde para a época, cinquenta e dois dias (Ne 6.15). Neemias usou de algumas estratégias para a execução da obra, sendo uma delas: cada pessoa construía a parte em frente de sua casa, inclusive sacerdotes e mulheres. Houve aquelas pessoas que fizeram mais do que o convencionado. Uma expressão comum no livro retrata bem como a obra foi executada “E ao seu lado reparou”. Essa expressão mostra a colaboração do povo de Deus em fazer aquela obra. No capitulo três do livro de Neemias encontramos a relação desses preciosos colaboradores e a parte do trabalho que fizeram. Como os inimigos não conseguiram impedir a obra tentaram incutir temor no coração de Neemias, inclusive subornando alguns israelitas para sugerir a ele que se escondesse na parte interna do santuário, para escapar de um atentado, mas Neemias, discerniu a questão e entendeu que aquela sugestão não vinha de Deus. “Fui à casa de Semaías,..., que estava em recolhimento; e disse ele: Ajuntemo-nos na casa de Deus, dentro do templo, e fechemos as suas portas, pois virão matar-te; sim, de noite virão matar-te. Eu, porém, respondi: Um homem como eu fugiria? e quem há que, sendo tal como eu, possa entrar no templo e viver? De maneira nenhuma entrarei. E percebi que não era Deus que o enviara; mas ele pronunciou essa profecia contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o haviam subornado” Ne 6.10-12. Depois da obra de reconstrução do muro, Neemias o consagrou numa bonita festa com a presença de cantores que louvavam e exaltavam o Deus dos Céus. Neemias ainda corrigiu alguns abusos que eram praticados pelos ricos e potentados, que oprimiam os pobres cobrando juros exorbitantes de empréstimos. Em seguida, Neemias resolveu registrar as genealogias dos remanescentes do cativeiro babilônico e graças a essa obra pode constatar que alguns indivíduos que não eram da casa de Arão estavam exercendo o sacerdócio indevidamente, os quais foram expulsos. O livro fala ainda de uma obra de natureza espiritual realizada por Esdras que foi a leitura da lei que provocou uma comoção profunda no povo de Deus, seguida da celebração da festa dos tabernáculos. O povo impactado pela palavra de Deus arrependeu-se e fez confissão de pecado, abandonando os pecados de casamento misto, de desprezo à obra de Deus, e da não guarda do sábado. O livro ainda enfoca a relação de pessoas que optaram em morar na Jerusalém reconstruída, bem como nas cidades de Judá. O livro de Neemias ainda trata sobre a remoção por parte de Neemias de diversos abusos que estavam sendo praticados pelos judeus da época. Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

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