sexta-feira, 25 de outubro de 2019


As primeiras conversões (At 2.37-47)
37Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? 38E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. 40E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.
42E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. 45Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. 46E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Nosso Comentário
As palavras proferidas por Pedro em seu sermão no Dia de Pentecostes causaram um impacto profundo na multidão que o ouvia. Compungidos pelo Espirito Santo, eles perguntaram o que deveriam fazer. E Pedro os orientou quanto ao arrependimento e a fé em Cristo, e que deveriam se submeter ao batismo com água. Pedro lhes garantiu que quem fosse por esse caminho receberiam o Espirito Santo. O texto sagrado nos diz que quase três pessoas aceitaram o Evangelho e foram batizadas. A seguir o texto nos revela como viviam os novos convertidos no início da Igreja: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” At 2.42-47. Nesse relato, podemos constatar que a perseverança na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão, na oração e na assistência diária aos cultos da Igreja era a nota dominante daquele comunidade. Diz-nos também que eles tinham o coração cheio de temor a Deus e que eram liberais no que se refere a assistência aos necessitados. Diz-nos ainda o texto sagrado que aquela alegria contagiante era espelhada no partir do pão de casa em casa, em louvor a Deus, e o resultado disso era que todos os dias pessoas eram salvas.  
Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...