sexta-feira, 25 de outubro de 2019


PERGUNTA 19. Qual é a miséria do estado em que o homem caiu?
R. Todo o gênero humano pela sua queda perdeu comunhão com Deus, está debaixo da sua ira e maldição, e assim sujeito a todas as misérias nesta vida, à morte e às penas do Inferno para sempre.
Ref. Gn 3.8, 24; Ef 2.3; Rm 6.23; Mt 25.41-46.
Nosso Comentário: Quando aconteceu a queda do homem no Éden, a sentença de morte proferida por Deus, atingiu o homem fazendo com que ele perdesse a comunhão com Deus, ficasse sob a ira divina, e ficasse também vulnerável a toda a espécie de males, e condenado ao inferno para sofrer eternamente. Essa sentença atingiu, não só ao primeiro casal, mas também a todos os seus descendentes, ou seja, a todos nós seres humanos, descendentes de Adão. Compartilhamos, desde o nosso nascimento, de todas as mazelas provocadas pelo pecado quando da queda do homem. “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” Rm 5.12. Ainda em Romanos 3.23, encontramos que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.  Paulo escrevendo aos coríntios disse que todos morrem em Adão (1 Co 15.22). Podemos resumir a questão assim: A sentença de morte no que se refere a morte espiritual aconteceu de imediato quando o casal pecou. A parte que se refere a morte física relacionada a Adão aconteceu 930 anos depois de criado. Em relação a morte de Eva, a Bíblia silencia sobre o assunto, quando e como aconteceu. A morte eterna, que era uma perspectiva em relação a Adão e Eva, foi comutada, devido eles terem crido (Gn 3.15) e aceitado a provisão feita por Deus para cobrir a nudez do casal (animais foram mortos, sangue derramado, vestes feitas por Deus – tipificavam a obra de Cristo). Gn 3.21.
Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...