segunda-feira, 2 de junho de 2014

A Oração do Pai Nosso (O lugar da Habitação de Deus)

“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.
  Depois de enfatizar a paternidade de Deus, a oração do Pai Nosso revela onde esse Pai habita. “Pai nosso, que estás nos céus,...”.  No Salmo 123.1 também nos é revelado essa verdade. “Para Ti, que habitas nos Céus, levanto os meus olhos”. No livro de Deuteronômio Moisés orienta ao povo de Israel a se dirigir a Deus que habita nos Céus: “Olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o teu povo, a Israel,...” Dt 26.15.
   Segundo a Bíblia, e em parte confirmada pela ciência, o universo compõe-se de três céus. O primeiro céu é o céu atmosférico que é a camada de oxigênio que envolve o globo terrestre. O segundo céu é o céu sideral que é o céu além do céu atmosférico onde estão os planetas, os seus satélites, o sol e as estrelas. O terceiro céu é o Céu de Deus, invisível aos olhos humanos,  só contemplado pela fé, mas esse Céu é real.

   No estudo sobre o Ser de Deus encontramos que Ele é o Deus transcendente e ao mesmo tempo imanente.  Como transcendência de Deus, entendemos que Ele é tão sublime e glorioso e que habita num lugar inacessível, fora do alcance do homem. Como Imanência de Deus entendemos que Ele, apesar de ser transcendente, interage com as suas criaturas. “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade e cujo nome é Santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espirito, para  vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos”. Is 57.15.
    Voltando a tratar do Céu como habitação de Deus ele também é conhecido na Bíblia como o Céu (Céus)  (Sl 123.1; Ec 5.2), o Paraíso (2 Co 12.4), o Seio de Abraão (Lc 16.22), o Terceiro Céu (2 Co 12.2).
    Esse lugar é um lugar paradisíaco (2 Co 12.1-4; Ap 22.1-5), onde Deus estabeleceu o seu trono e donde dali governa o universo. “O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo”. Sl 103.19. Todas as visões que os santos profetas do Senhor tiveram de Deus O viram assentado sobre o Seu trono de glória. “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” Is 6.1-3. (Veja ainda 1 Rs 22.19).
      Ainda lá nos Céus estão algumas categorias de anjos (serafins, querubins, seres viventes, o arcanjo Miguel, e o anjo Gabriel, e outros), pois outros anjos estão na terra servindo a Igreja. “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” Hb 1.13,14.
   Lá nos Céus encontram-se ainda as almas dos crentes  em Cristo falecidos, descansando de suas obras, aguardando o dia da Segunda Vinda do Senhor quando reassumirão os seus corpos, agora glorificados. (Veja Lucas 16.22; 1 Ts 4.14-16; Ap 6.9-11;14.13). Para esse glorioso lugar irá a Igreja na consumação final. (1 Ts 4.17; Ap 22.1-5).
   Com a expressão “Pai nosso que estás nos céus”, o Senhor Jesus quis nos ensinar que Deus habita nos céus e os seres humanos na terra, e que Ele é infinitamente superior as Suas criaturas morais e que devemos a Ele submissão, respeito e devoção.
    Quando orarmos, irmãos, o Pai Nosso lembremo-nos de que Deus está numa posição infinitamente superior a nossa. (Ec 5.2).   
Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...