sexta-feira, 27 de junho de 2014

A Oração do Pai Nosso (A Provisão de Deus)

“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.
     É-nos revelado nas Sagradas Escrituras que o Deus dos Céus, nosso Pai, é o Deus provedor das necessidades de seu povo. Essa verdade é enfatizada tanto no Antigo como no Novo Testamento. “Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão” Sl 84.11. “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” Fp 4.19.

     Tratando-se das necessidades do ser humano, entendemos pelas Escrituras que elas são de natureza espiritual e de natureza material. Quanto às necessidades espirituais, que são aquelas que temos em consequência direta do pecado como, por exemplo, a morte, o Senhor Jesus já fez a provisão para o seu suprimento.  “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” Ef 2.1.  “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” Jo 3.16. Quanto às necessidades materiais sejam de que natureza for, Deus também é o provedor. “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” Mt 6.31-33.
O Senhor Jesus quando ensinou aos seus discípulos a oração do Pai Nosso, na área em que estamos enfocando (o pão nosso de cada dia, dá-nos hoje), Ele quis mostrar que nós dependemos de Deus para o suprimento de nossas necessidades, quer de natureza material quer de natureza espiritual, mas a ênfase maior nessa oração em relação ao assunto são as necessidades materiais. Olhando para o homem e para os seres vivos em geral e para o meio ambiente que o cerca, percebemos que o homem tem uma dependência total da terra, por exemplo, para o atendimento de suas necessidades primárias (comer, beber, vestir, etc). Lembramos que a terra e tudo o que nela há foram criados por Deus, e tudo a Ele pertence. “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” Sl 24.1.
     Voltando à questão de Deus ser o provedor de seu povo, temos um fato na Bíblia que se tornou famoso, inclusive por ter dado um título a Deus. No Gênesis encontramos um momento difícil na vida do patriarca Abraão, que foi a ordem dada por Deus para que ele oferecesse seu filho Isaque em holocausto ao Senhor. Diz-nos a Bíblia que lá pelas tantas, quando subiam ao monte Moriá, Isaque perguntou a seu pai: “... Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” Gn 22.7. A resposta de fé de Abraão, mesmo sabendo da ordem dada por Deus, foi a seguinte: “... Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho...” Gn 22.8. E Deus fez a provisão de um animal para Abraão no momento certo, para ser oferecido em holocausto em lugar de seu filho Isaque. A partir desse episódio, o Gênesis nos apresenta um dos nomes de Deus na Antiga Aliança: Jeová–Jiré, Deus Provedor.
    Na oração do Pai Nosso, a expressão “o pão nosso de cada dia, dá-nos hoje”, nos ensina que devemos nos lembrar, diariamente, da nossa dependência de Deus para o provimento de nossas necessidades, mesmo tendo Ele graciosamente já providenciado o nosso sustento através de salários oriundos de diversas fontes. Sejamos gratos por isso a Deus.
     Deus é o grande Provedor do Seu povo, confiemos nisso amados.      
Pr. Eudes Lopes Cavalcanti 

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...