sábado, 14 de junho de 2014

A Oração do Pai Nosso (O Reino de Deus)

“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.
     O tema teológico Reino de Deus tem desafiado os teólogos e os divididos em opiniões diversas.  Uns acham que há uma diferença entre as expressões Reino de Deus e Reino dos Céus, outros pensam que se trata da mesma coisa só que ditas por escritores bíblicos que escreveram para leitores e contextos diferentes. Por exemplo: no Evangelho de Mateus a expressão mais comum é Reino dos Céus e nos outros livros do Novo Testamento a mais comum é Reino de Deus.
     Nas Sagradas Escrituras é revelado que Deus é o Rei do Universo, e que este Reino domina sobre tudo e todos. “... Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da Glória. (Selá)” Sl 24.7-10. “O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo” Sl 103.19.
    Os teólogos bíblicos concordam que o Reino de Deus irrompeu na história do homem com a encarnação do Filho de Deus, Jesus Cristo. Eles também concordam que esse Reino tem uma expressão temporal (Já) e uma expressão escatológica (Ainda não).

    Com o primeiro advento de Cristo, o Reino de Deus irrompeu com graça e poder na história humana através da pessoa ímpar do Senhor Jesus Cristo. Observem que o chamado ao arrependimento feito pelo Batista foi por causa da proximidade da chegada do Reino de Deus, ou seja, do inicio efetivo do poderoso ministério de Nosso Senhor Jesus Cristo. “Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” Mt 3.1,2.
    Quando O Senhor Jesus começou o seu ministério pelo poder do Espirito Santo Ele disse, em certa ocasião, que o Reino de Deus não vinha com aparência exterior, pois o reino de Deus tinha chegado através dele e era de natureza espiritual. “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós” Lc 17.20,21.
    Tratando-se da expressão Já, do Reino de Deus, ele significa o domínio de Cristo sobre o coração do homem, e para se entrar nesse Reino e deixar que ele entre na pessoa é necessário nascer de novo, arrepender-se dos pecados, aceitar a Cristo como Senhor e crer nele como Salvador. “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” Jo 3.3. Quando esse Reino entra na pessoa ela nasce de novo, tem os seus pecados perdoados, é libertada da escravidão do diabo, é adotada como filho de Deus, recebe o Espírito Santo e outras bênçãos maravilhosas que esse Reino proporciona. (Veja Ef 1.3; 2 Pe 1.3,4).
    Na sua expressão escatológica (o Ainda não), a chegada desse Reino dar-se-á por ocasião da Segunda Vinda do Senhor. “E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” Ap 11.15. (Veja ainda Ap 11.17,18). Quando esse Reino chegar, os crentes falecidos ressuscitarão, os crentes vivos serão transformados, a Igreja será arrebatada e passará a gozar para sempre das beatitudes eternas.
    Quando oramos no Pai Nosso venha o teu Reino, estamos desejando ardentemente que o Reino de Deus nas suas expressões Já e Ainda não, seja uma realidade na vida daqueles que ouvem a mensagem do Evangelho. Maranata, ora vem Senhor Jesus.
                          Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...