sábado, 14 de dezembro de 2019

A Instituição dos Diáconos

A Instituição dos Diáconos (At 6.1-7)

 Depois do conflito dos apóstolos com o Sinédrio israelita, que foi apaziguado pela intervenção do rabino Gamaliel, o livro de Atos registra a primeira dificuldade interna enfrentada pela comunidade de crentes: “Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária”. At 6.1. Vemos no texto, que o primeiro problema interno na Igreja foi uma espécie de descriminação: um grupo estava sendo mais prestigiado do que o outro, isto na área da beneficência. Tal situação ensejou a intervenção dos apóstolos para a solução do problema, que foi a instituição do Diaconato, que seria escolhido pela Igreja em assembleia e consagrado para tomar conta desse importante assunto. Os doze apóstolos traçaram o perfil espiritual dessas pessoas, a saber: Homens de boa reputação, cheio do Espirito Santo e de sabedoria. Os sete homens com esse perfil, escolhidos pela Igreja, foram: “Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia”. At 6.5. Depois de escolhidos pela Igreja, esses homens foram consagrados ao ministério diaconal pela imposição das mãos dos apóstolos, que lhes conferiu autoridade espiritual para exercer o Diaconato. A instituição do Diaconato que iria gerenciar a beneficência da Igreja, permitiu que os apóstolos se dedicassem a oração e ao ministério da Palavra (At 6.4). Escrevendo a Timóteo (1 Tm 3.8-13), Paulo, pelo Espirito Santo, amplifica o perfil para o Diaconato, a saber:  Homens honestos, não de língua dobre, não dado ao vinho, não cobiçoso, marido de uma só mulher, que governe bem a seus filhos e a casa. O texto termina informando que a Igreja em Jerusalém estava na época em continuo crescimento.
Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

Nenhum comentário:

Simão, o mágico (At 8.9-13) No relato do texto em apreço, nos é apresentada a figura de um homem famoso na cidade de Samaria, onde De...